Waste Expo

Participação do ProteGEEr na Waste Expo 2017

Por ProteGEEr, publicado em 21.12.17, última modificação em 27.02.18
Participação do ProteGEEr na Waste Expo 2017

Feira Waste Expo 2017 – Estande ProteGEEr (Foto: Carlos Ferreri)

Com mais de 100 visitantes por dia, o projeto ProteGEEr teve uma marcante participação durante o único evento sobre gestão de resíduos sólidos da América Latina. A Waste Expo Brasil 2017 aconteceu em São Paulo, durante os dias 21 e 23 de novembro, quando reuniu público especializado na área de resíduos sólidos. O ProteGEEr, além do estande na feira com uma programação exclusiva, coordenou um dos fóruns de discussão no último dia do evento e já deixa um convite as/ aos interessadas/os na área de resíduo e clima, especialmente com foco em educação e pesquisa.

Dentre os mais de 100 visitantes diários estavam representantes de prefeituras, empresas de tecnologia, estudantes e professores universitários, proporcionando novos contatos e a futuras parcerias.

A programação exclusiva se deu pela promoção de debates técnicos com palestrantes dos principais parceiros de cooperação, como o Ministério das Cidades, o Ministério do Meio Ambiente e Universidade Técnica de Braunschweig (TUBS) da Alemanha. Os debates tiveram uma grande adesão dos visitantes e contribuíram para demonstrar um dos campos de atuação do projeto, o de educação e pesquisa. Para Christiane Pereira, da TUBS, o evento representa um “começo com o pé direito” deste projeto de cooperação técnica. O interesse das pessoas que visitaram o estande foi para Christiane um bom termômetro “esperamos ter muitas pessoas utilizando nossa plataforma de ensino a distância.”

No último dia da feira o ProteGEEr coordenou um dos painéis de discussão que ocorreu paralelamente ao evento. Entre os temas discutidos estavam os avanços nacionais da gestão de resíduos sólidos urbanos, o impacto da gestão de resíduos sólidos urbanos nas emissões de gases de efeito estufa, experiências em gestão de resíduos sólidos urbanos em países em desenvolvimento e a valorização de resíduos sólidos domiciliares, todas palestras dadas por especialistas renomados.

De acordo com Sérgio Cotrim, gerente de projetos do Ministério das Cidades, "é importante incentivar a participação dos municípios nos painéis do fórum para as próximas edições da Waste Expo". Na opinião de Cotrim, os temas abordados nos painéis foram de alto nível técnico e destacam a importância da melhoria da gestão de resíduos sólidos urbanos para a proteção do clima.

As apresentações que ocorreram no estande e fórum já estão disponíveis para quem tiver interesse! Basta acessar a aba Biblioteca e Apresentações, ou clicar aqui.

Confira também as fotos do evento em nosso banco de imagens.

Leia também