
Integrantes da GIZ, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da prefeitura de Ilhéus
Um lixão em meio à Mata Atlântica será encerrado, em Ilhéus (BA), com o apoio do ProteGEEr, projeto de cooperação entre Brasil e Alemanha para a gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos. As equipes da GIZ, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da prefeitura da cidade baiana visitaram o local nesta quarta-feira (09/03) para dar início às atividades de desativação do Lixão de Itariri.
A missão de campo teve a participação da diretora do ProteGEEr, Hélinah Cardoso, do secretário nacional de Saneamento do MDR, Pedro Maranhão, e de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ilhéus. As equipes conheceram a realidade local e debateram ações necessárias para os estudos de encerramento do lixão e recuperação ambiental da área.
Ao todo, 200 toneladas de resíduos são dispostas por dia no Itariri. O local foi criado para funcionar como um aterro sanitário, mas acabou virando um lixão devido à falta de gestão. Sem tratamento, os resíduos despejados diariamente na região contaminam nascentes e comprometem a vegetação nativa da Mata Atlântica.
O secretário nacional de Saneamento destacou os impactos do Lixão do Itariri. “É um verdadeiro atentado contra o meio ambiente, a saúde pública e as condições de vida desse povo que está catando lixo aqui”, afirmou Pedro Maranhão. Segundo ele, o acordo para fechamento do lixão está sendo debatido em conjunto com a prefeitura de Ilhéus.
O ProteGEEr é um projeto de gestão sustentável e integrada de resíduos sólidos urbanos, preservação dos recursos naturais e redução do uso de energia e das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, o projeto tem como parceiros políticos os ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e do Meio Ambiente (MMA).
"/>