Ensino à Distância

Por ProteGEEr, publicado em 16.11.17, última modificação em 02.07.20

Confira os cursos que serão disponibilizados com apoio do ProteGEEr no tema de Resíduos Sólidos Urbanos e Mudanças Climáticas:

Plataforma Teach4Waste

Em parceria com a Universidade Técnica de Braunschweig a plataforma moodle serão inseridos conteúdo da área de gestão de resíduos com alto impacto na redução de GEE. Esses conteúdos darão suporte no desenvolvimento dos projetos de pesquisa aplicada introduzidos em larga escala, servindo de ferramenta de integração entre o setor acadêmico e privado.

A plataforma Teach4Waste possibilitará a troca de experiências e conhecimentos com instituições nacionais e internacionais. Também irá promover as cooperações voltadas para a formação de recursos humanos para a inovação, a partir da gestão sustentável de resíduos sólidos e suas repercussões com a política de proteção do clima e dos recursos naturais.

Público-alvo: técnicos, gestores públicos e privados, agentes de licenciamento e financiamento, instituições acadêmicas e de pesquisa, bem como a sociedade civil.

EaD Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos – Portal Capacidades (em desenvolvimento)

O Curso Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos tem o objetivo de proporcionar uma formação básica e gratuita, aos gestores de todos os municípios brasileiros, nos diversos temas que abordam uma eficiente gestão integrada de resíduos sólidos urbanos. Esse curso será focado aos gestores públicos, em específico a nível municipal, fortalecendo suas capacidades técnicas, apoiando na tomada de decisão sobre como implementar práticas de gestão de resíduos de baixas emissões nos municípios. A capacitação focará em temas como a implementação da cobrança pela gestão dos resíduos no município, encerramento de lixões, mecanismos para a valorização dos resíduos recicláveis e orgânicos, quantificação de emissões de GEE na gestão de resíduos, entre outros temas.

O Curso está em desenvolvimento e será hospedado no portal Capacidades, do Ministério do Desenvolvimento Regional (www.capacidades.gov.br).

Público-alvo: gestores municipais, técnicos e tomadores de decisão no tema de RSU